quarta-feira, 14 de outubro de 2009

FESTA EM HOMENAGEM AO POVO DO ORIENTE


NO DIA 28/05/2009 FOI REALIZADA NO CENTRO AFRO-UMBANDISTA REINO DE OGUM E IEMANJÁ, A SESSÃO FESTIVA EM HOMENAGEM AO POVO DO ORIENTE.

SESSÃO MARCADA PELA VIBRAÇÃO DESTE POVO CONHECIDO PELAS SUAS LUTAS E SUAS GLÓRIAS,

TAMBÉM POR SUA HISTÓRIA DE TRADIÇÕES.

SINGELA HOMENAGEM DESTA TERREIRA AOS CIGANOS E CIGANAS QUE VIBRAM NESTA LINHA,

DEIXANDO O MUNDO ESPIRITUAL E MATERIAL MAIS ALEGRE.

ORI!! OPTCHÁ!!

segunda-feira, 25 de maio de 2009

24/25 de MAIO,DIA DE STA SARA KALI!


DIAS 24 e 25 SÃO OS DIAS DA COMEMORAÇÃO À SANTA SARA KALI...
SE QUISER A REALIZAÇÃO DE ALGUM DESEJO SEU, NO DIA 25 DE MAIO, ACENDA UMA VELA AZUL ROYAL PARA SANTA SARA KALI E PONHA UM FRUTA QUALQUER NUM PRATINHO AO LADO, ESCREVA SEUS PEDIDOS NUM PAPEL E QUEIME NA CHAMA DA VELA, PEDINDO QUE ENVIE OS ESPÍRITOS DA 'CORRENTE DOS CIGANOS' PARA LHE AJUDAR NA REALIZAÇÃO DE SEUS DESEJOS.

ORAÇÃO A SER FEITA APÓS QUEIMAR O PAPEL COM OS PEDIDOS...

"Minha doce Santa Sara Kalí
Tu que és a única Santa Cigana do Mundo,
Tu que sofrestes todas as formas de humilhação e preconceito,
Tu que fostes amedrontada e jogada ao mar,
Para que morresses de sede e de fome.
Tu que sabes o que é o medo, a fome, a mágoa e a dor no coração.
Que Tu sejas minha advogada perante à Deus
Que Tu me concedas a realização dos meus pedidos,
me traga Bar Tai Sastimês! (Sorte e Saúde),
que eu Murrô Rharal seja sempre iluiminado (a)
com paz, sucesso e prosperidade,
e que abençoe a minha vida e minha família,
AMÉM

OBS: ORAR SOB A LUZ DA VELA AZUL ROYAL, FAZER OS PEDIDOS PARA A OBTENÇÃO DAS GRAÇAS ALMEJADAS, REPETINDO A ORAÇÃO À SANTA SARA KALI POR 21 DIAS SEGUIDOS.
DEPOIS QUE A VELA QUEIMAR, PEGUE A FRUTA E O RESTO DA VELA E ENTERRE JUNTO A RAIZ DE UMA ÁRVORE BEM BONITA E FRONDOSA...

(NO DIA 25, SANTA SARA KALI ENVIA TODOS OS ESPÍRITOS DA 'CORRENTE DOS CIGANOS' À TERRA, PARA QUE ATENDAM A TODOS OS PEDIDOS.)
TENHAM FÉ QUE ELA TEM FEITO MUITAS MARAVILHAS, DESDE SUA MORADA JUNTO AOS CIGANOS..........................OPTCHÁ ROMAH!!!

terça-feira, 19 de maio de 2009


Cada vez que leio algum artigo, e-mail ou publicação de grupos que se consideram "religiosos" falando sobre as Religiões de Matriz Afro, fico mais e mais decepcionada!
Alguns fiéis destes grupos se acham no direito de atacarem nossas convicções religiosas, distorcendo muitas vezes nossas práticas e crenças.
Julgam nossas escolhas como se tudo que vem da nossa Religião fosse sujo e imperfeito.
Pois bem, eu digo: não apenas em nossa Religião mas em TODAS existem as distorções, os erros e a maldades.
Somos considerados Pagãos e adoradores do Demônio.
Mas como explicar Padres, Ministros ou Pastores de outras religiões mais "tradicionais" que se envolvem em denúncias de Pedofilia, envolvimento com drogas, trocas de favores políticos e outras histórias macabras que a sua própia religião abomina?
É sempre mais fácil criticar o desconhecido, principalmente quando não temos o interesse em conhecer.
Em minhas incursões pela WEB ainda não passei por nenhum site ou blog de adeptos da Umbanda, Nãção ou Candomblé atacando outras religiões.
Em contra-partida há centenas de ataques aos nossos preceitos e credos, pessoas que acham que podem desmoralizar uma religião que vem se mantendo ano após ano graças aos ensinamentos passados de geração em geração, de boca em boca, sem nenhuma Biblia, sem evangelho ou coisa do tipo.
Seria maravilhoso se as pessoas aprendessem uma lição fácil e competente:

-Não é preciso ACEITAR, basta RESPEITAR!

sábado, 28 de março de 2009

FILHO DE JORGE



Uma bala perdida veio em minha direção

Bateu bem na medalha pendurada em meu cordão,

Eu tombei pra traz, e não sofri um arranhão,

São Jorge na medalha protegeu o meu coração,

Obrigado meu Deus por me enviar um protetor,

Jorge da Capadócia, meu guerreiro salvador


Sou filho de Jorge, e nessa estrada vou vencer,

Ogum com sua espada sempre a me defender,

São Jorge guerreiro é o protetor dos meus caminhos,

Ogum é minha fé e sei que não ando sozinho

Cordas e correntes não conseguem me amarrar,

Tiros e facadas não conseguem me acerta,

Sou disciplinado e não aceito a covardia,

Jorge da Capadócia proteja-me da judaria,

Quem é devoto de São Jorge sabe o que eu quero dizer

O inimigo não te enxerga mesmo olhando pra você

Autor: Kcal Rodrigues

terça-feira, 30 de dezembro de 2008

2009


Mais um ano está chegando ao fim...2008 foi um ano marcado pelas reviravoltas, na economia,no clima e mais recentemente entre os povos.
Mas também foi um ano marcado pela justiça, muitas denúncias de irregularidades e ilegalidades em todas as esferas do poder público e privado vieram á tona.
Espera-se para o ano que vem chegando,demandas a serem vencidas mas principalmente ações á serem tomadas.
O grande Pai Xangô rege as leis mas quem as faz cumprir é o Pai Ogum.
Ele movimenta o astral para que as coisas determinadas sejam cumpridas ao pé da letra.
Será também o ano da agricultura, das indústrias e da tecnologia.
Sim da tecnologia pois esse grande Orixá é quem rege tudo que é novo e precisa ser desbravado.
Acompanhado de duas grandes mães: Iansã e Iemanjá, Pai Ogum movimentará a vida de todos, resta saber se todos estarão prontos para a grande batalha, aquela que trará bons frutos para os corajosos e desgosto para os acomodados.
OGUNHÊ MEU VALOROSO PAI OGUM!!!!!!!!!

quinta-feira, 11 de dezembro de 2008


Caboclos são todos os espíritos de uma certa hierarquia que vibram na mesma energia da lei de Umbanda. Para ser caboclo não é necessário que o espírito já tenha sido em alguma reencarnação um índio, é necessário sim que ele se identifique com as leis de Umbanda, que são:
1-Caridade,
2- Simplicidade ou Humildade,
3- Senso de dever,
4- Lealdade,
5- Honra.
Conforme dito a cima, nem todos os caboclos vem de origem indígena mas muitos que ainda militam na ceara umbandista já foram índios e necessitam trabalhar pelo seu progresso e pelo progresso de seu próximo e infelizmente são tidos como atrasados em algumas religiões, e em outras não encontram campo de ação, pois os cultos já estão muito distorcidos da prática do bem. E assim sendo só encontram na sagrada Umbanda uma porta aberta ao trabalho dentro das normas do Mestre Jesus. A influência indígena na Umbanda é clara o que não impede que espíritos outros nela trabalhem, e é o que tem acontecido ultimamente, muitos espíritos que ocuparam lugar de destaque na sociedade terrena, hoje encontram-se como caboclos ou preto-velhos na humildade e na força que a Umbanda exige de seus integrantes. Observa-se também que caboclo é uma nomenclatura usada para se referir a ligação com a natureza que são as forças mantedoras da vida, Ex: Caboclo Beira-Mar, que traz como força maior as águas ou Caboclo sete pedreiras que traz como força o mineral e assim por diante nos vários nomes que identificam seu campo de ação.
Como sabemos a umbanda é a única religião genuinamente Brasileira iniciada pelo caboclo das Sete Encruzilhadas, que ficou se sabendo através de um médium Kardecista que o mesmo havia sido um padre Jesuíta em sua encarnação anterior, e ao ser inquerido deu o seu nome, que era Padre Gabriel Malagrida e seus feitos como servo de Deus. Muitos espíritos que trabalham ainda hoje na Umbanda já foram índios e se orgulham de o terem sido, pois o índio representa a natureza, o modo simples de viver, também representa a força e astúcia . Engana-se quem vê nos índios seres atrasados, pois a alguns séculos atrás haviam índios de uma grande inteligência, tais como os Maias, Incas e Astecas que em nada lembravam a ignorância e sim a inteligência.
Atrasados foram os homens brancos ( europeus) que os dizimaram com o pretexto de que eram selvagens e sem alma, de olho nas suas riquezas e terras.
Se a alguns séculos atrás estes espíritos que participavam da família indígena já eram adiantados, o que se dirá hoje depois de muitas reencarnações e trabalho em prol da Umbanda. Portanto engana-se quem acha que a Umbanda é feita por espíritos atrasados.
Nas falanges de Umbanda militam variados graus de espíritos como na sociedade terrena; Espíritos que já foram diplomados na terra e também espíritos simples, o importante na Umbanda não são os títulos que ajam adquirido nas faculdades terrenas já que no plano espiritual também há faculdades, o importante é que esses espíritos tenham amor no coração e acima de tudo fé em Deus, disciplina e honra também são essenciais para pertencer as falanges de Umbanda, e é através destes quesitos que se pode praticar a fraternidade aos irmãos necessitados. Como pode alguém chamar estes espíritos de atrasados, espíritos que se dedicam a proteger e amparar os irmãos da Terra que em sua grande maioria provocam os seus próprios padecimentos, estes sim é que são atrasados que não reconhecem o amor, fé, disciplina e honra.Caboclo são os nossos “pais”, guias espirituais os nossos anjos da guarda, que nos assistem nos dando conselhos, nos fluidificando e nos amparando para que o mal não nos prejudique a jornada de aprendizado na terra, São os nossos professores e mestres na escola do Mundo, em fim são as mãos de Deus que amparam os filhos retardatários na jornada evolutiva.

segunda-feira, 24 de novembro de 2008

A FERRADURA...


A utilização da ferradura, para trazer boa sorte e manter o mal afastado, baseou-se em uma antiga e tradicional lenda cigana. Diz a lenda que um dia surgiram 4 demônios que se chamavam Infelicidade, Azar, Doença e Morte. Certa noite um cigano estava cavalgando no seu cavalo predileto, retornando para casa em meio à escuridão, quando, no instante em que atravessava uma ponte, os 4 demônios saíram do mato e iniciaram uma perseguição a ele. O cigano logo tratou de manter a dianteira, enquanto os 4 prosseguiram a caça, saltando as cercas e correndo velozmente pelas estradas. A perseguição era tanta que o Azar logo o alcançou. E a partir dai os dois cavaleiros, O Azar e o cigano, colocaram-se à frente dos outros 3 demônios até que, no momento exato em que ultrapassavam uma determinada estrada, a ferradura do cavalo do cigano se soltou. Acontece que a ferradura voou pelos ares e acabou atingindo a fronte do Azar, ferindo-o mortalmente. O cigano suspirou aliviado, parou para recolher a ferradura, e depois continuou a sua jornada de volta ao acampamento enquanto os outros 3 demônios agarravam o cadáver do irmão para o enterrarem.
Ao chegar ao acampamento, o cigano pregou a ferradura na porta do seu vardo e contou para toda a tribo a sua façanha de ter matado o Azar. No dia seguine, os 3 demônios restantes chegaram ao local, à procura do cigano; porém quando viram dependurada na porta do vagão aquela ferradura que havia matado o Azar, fugiram assustados com os rabos entre as pernas.
Toda vez que um cigano encontra no chão uma ferradura com a sua parte aberta voltada para ele, e com as suas chapinhas viradas para cima, ele a pega e lança de imediato para trás por cima do seu ombro esquerdo. Depois cospe e continua o seu caminho. Contudo, se a parte aberta da ferradura não estiver voltada para ele, tendo as duas chapinhas viradas para baixo, ele a dependura no galho de uma árvore das cercanias ou então a cerca com qualquer coisa para que a má sorte se afaste.
Depois cospe e segue em frente. Entretanto quando a fechadura está com a sua parte fechada voltada para ele (pouco importando se as chapinhas estão viradas para cima ou para baixo), é um sinal de boa sorte, e, caso seja o seu desejo, ele pode levá-la para casa e dependurá-la na sua porta. Mas, independente de a ter levado ou não para casa, a sorte lhe vai sorrir naquele dia. Aliás, para que as ferraduras possam atrair a boa sorte, elas devem ser dependuradas com a sua parte aberta para o alto e a fechada para baixo.

-Extraído de "Magia e Feitiçaria dos Ciganos", de Raymond Buckland