quinta-feira, 16 de outubro de 2008
IANSÃ
dia da semana
terça-feira
cores
vermelho e branco ou coral
símbolos
chicote (eruexim) , raio
elemento
fogo
plantas
sensitiva, espada de Iansã (borda amarela), bambu, periquitinho.
animais
borboleta
metal
cobre
comida
acarajé, bobó, xinxim, vatapá, pirão. Manga rosa
bebida
champanha
sincretismo
Santa Bárbara ( 4.12 )
domínio
ventania, temporal
o que faz
dá coragem e impulsividade;protege contra desastres e acidentes.
quem é
a mais impulsiva das companheiras de Xangô, Orixá das paixões e aventuras.
características
passional, audaciosa, alegre, agitada, líder, vaidosa, intrigante, vingativa, irritável.
quizília
folhas secas , lagartixa
saudação
Epa Hei!
riscos de saúde
problemas de rins e vesícula biliar
presentes prediletos
um perfume ou outro objeto de toalete; flores vermelhas, suas comidas e bebidas.
lendas:
(1)
Certa vez, Xangô foi visitar o irmão Ogum e conheceu sua mulher Iansã. Os dois se apaixonaram e Iansã largou Ogum, indo viver com Xangô. Tempos depois, com saudades, Iansã voltou para Ogum; emtão Xangô chamou seu exército e atacou o reino do irmão. Enquanto lutavam, Ogum mandou Iansã para o reino de Oxossi. Quando Xangô, vencedor, foi buscá-la, ela se casara com Oxossi.Atacou-o, e Oxossi mandou Iansã para o reino de Omolu. E a história se repetiu, até que Iansã foi mulher de todos os Orixás. Mas no final acabou voltando a viver com Xangô, e de sua união nasceram os gêmeos Ibeji.
(2)
Iansã e Xangô sempre foram muito companheiros, mas Xangô, como rei, queria sempre ser o mais poderoso de todos. Iansã não se conformava com isso, pois ela é muito independente e não admite ser mandada por ninguém. Certa vez, disseram a Xangô que, num reino vizinho, havia um sacerdote que conhecia uma poção que, quando ingerida, dava o poder de lançar fogo pela boca. Como estava envolvido numa luta, Xangô mandou Iansã buscar a poção para ele. Ao voltar, ela começou a pensar que não era justo que só Xangô tivesse esse poder; então, tomou um pouquinho da poção, para que o marido não percebesse. Assim, ela ficou com o poder mágico mas, como tomou pouca poção, é dona apenas dos ventos e dos raios fracos.
(3)
Depois que casou com Oxum, que era muito dengosa, Xangô passou a negligenciar Iansã, que ficou muito enciumada. Um dia, quando Oxum foi tomar banho no rio, Iansã resolveu se vingar e fez surgir uma cortina de fogo no caminho; mas Oxum fez o rio transbordar e o fogo se apagou. Iansã ficou ainda mais irritada e atacou Oxum com a espada. Como Oxum só levava um espelho, usou-o para fazer com que o reflexo do sol cegasse a rival. Só assim Iansã parou e as duas puderam conversar.
(4)
Iansã viveu por muito tempo com Xangô e foi sua melhor companheira de aventuras. Apesar de sua inconstância, ela gostava muito dele. Por isso, quando Xangô morreu, ela ficou tão desesperada que não quis mais viver. Pediu aos Orixás que aceitassem sua ida para o mundo dos mortos em companhia do marido e então se matou. Por ter ido pela própria vontade, Iansã se tornou amiga dos Eguns. É por isso que Iansã é o único Orixá que tem coragem de participar do culto dos mortos, dominando-os com seu chicote.
Fonte:http://www.pallaseditora.com.br/iansa.php
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário